Saúde da Criança

Febre – mitos e verdades


Por Dra. Priscila Zanotti Stagliorio

Você coloca a mão na sua criança e sente que ela está um pouco mais quente do que acredita ser o correto. Pega o termômetro e verifica que de fato está um ou dois graus acima do normal e já logo pensa “é febre e agora?!” Calma. Antes de sair correndo para o pronto socorro, entenda o que significa a variação de temperatura e os motivos reais que fazem com que o corpo a manifeste.

Entenda o que é:
A febre, também conhecida como pirexia, é caracterizada por meio da elevação da temperatura do corpo humano para limites superiores aos considerados naturais entre 36 a 37,3 ºC. Quando esse valor é acima de 37,7 ºC, por exemplo, consideramos estado febril. Já 38ºC ou mais, pode ser indício de alguma infecção ou inflamação. Porém, não é uma doença, não é necessário se desesperar com medicação imediata e, para esclarecer melhor, a febre é considerada como uma reação de defesa do organismo contra quaisquer possíveis agentes infecciosos que tentam “invadir” o nosso corpo.

Regulação da temperatura:
            A temperatura do nosso corpo é “ajustada” pelo hipotálamo, uma região do encéfalo dos mamíferos com o tamanho de uma amêndoa, e é responsável por regular determinados processos metabólicos e outras atividades autônomas do nosso corpo como, por exemplo, o apetite, balanço de água, além da integração entre o sistema nervoso e endócrino atuando na ativação de diversas glândulas produtoras de hormônios.

Causas e primeiros cuidados:
A manifestação da febre pode decorrer de muitos fatores e é necessário, antes de partir para um pronto socorro infantil (PSI), verificar a frequência e intensidade da temperatura. Também, observar o estado geral da criança – se está comendo, brincando, tomando água, etc. – para após, entrar em contato com a pediatra via telefone, e-mail ou mesmo durante uma avaliação presencial em consulta normal (ambulatório) para orientações sobre medicação e cuidados essenciais.
 Lembre-se: o protocolo adotado para atendimento em pronto socorro infantil sempre será para três dias seguidos de febre intensa (acima de 38ºC) e apatia nas condições gerais do paciente, salvo históricos de convulsão. Nestes locais, de emergências, existem bactérias que podem ser repassadas de criança para criança. Evitar o contato com novas possíveis doenças sempre é bom, especialmente se a imunidade está baixa.


Conheça as variações: 

·        
    35ºC ou menos: hipotermia;
·         36 a 37,5: normal
·         37,5 a 39,5: febre
·         39,5 a 41: febre alta
·         41,2 ou mais: hipertermia



Orientações sobre a idade da criança:
  • Em qualquer idade, quando existe febre acompanhada de delírios, confusão mental, alucinações, pescoço rígido, vermelhidão no corpo e convulsões, fale imediatamente com o pediatra para orientações sobre ir ao pronto socorro.
  • Crianças menores de 3 meses, em estado febril (37,5ºC), sempre verifique o excesso de roupa e depois ligue para o/a pediatra.
  • Crianças com idade entre 3 a 6 meses, com temperatura superior a 37,5ºC acompanhada de sintomas como tosse, choro e dor, entre em contato com o/a médico para receber orientações.
  • Crianças entre 6 e 12 meses, com temperaturas acima de 38ºC, também com outros sintomas como, por exemplo, dor de garganta, dores no corpo, etc., fale com o/a pediatra.
  • Crianças com idade acima de 1 ano e com dificuldades para se alimenta, dormir ou brincar por mais de 24 horas, ligue para o/a médico e verifique se há necessidade ações especiais.
  • Nunca medique a criança sem orientação de um médico/a e em caso de alergia da medicação, é importante recorrer ao pronto socorro infantil para atendimento de emergência.

Sites de referência:
Sociedade Brasileira de Pediatria: https://www.sbp.com.br/

Quer receber dicas de saúde e bem-estar?
Então cadastre-se no nosso site (http://pediatraonlinetirasuasduvidas.blogspot.com.br/) e curta a nossa página no Facebook Pediatra On Line – @ dicasdepediatraemae

Sobre Dra. Priscila Zanotti Stagliorio
É médica pediatra há mais de dez anos, atua na zona norte de São Paulo, em consultório particular, no Pronto Socorro do Hospital São Camilo – unidade Santana, e na rede Dr. Consulta – unidades Tucuruvi e Santana. Em seu currículo possui diversas participações em congressos, cursos de especialização e atuações em prontos socorros, clinicas e ambulatórios médicos da grande São Paulo – Capital. Oferece curso personalizado para gestantes, com o objetivo de ajudá-las na mais importante missão de suas vidas: ser mãe. Para solicitar informações sobre o curso de gestante:  priscilazs@yahoo.com.br / pediatraonlinetirasuaduvida@gmail.com / contato@jcgcomunicacao.com - coloque no assunto a informação que deseja saber e ou solicitar. O consultório está localizado na Av. Leôncio de Magalhães, 395, Santana- SP / 11- 2977-8697.


Colaboração textual:
Agência Informação Escrita / Agência JCG Comunicação e MKT
Jornalista Carina Gonçalves

11-4113-6820 / contato@jcgcomunicacao.com