Vacina contra a Dengue

Saiba mais sobre a vacinação contra a dengue!

Por Dra. Priscila Zanotti Stagliorio


A dengue é um problema mundial que afeta mais de 120 países e, nos últimos 50 anos, tem crescido muito, o que a tornou endêmica (infecciosa) e muito perigosa para as pessoas. Só para se ter uma ideia, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no ano passado tivemos recordes de pessoas infectadas com a doença no Brasil, passando de 1,6 milhões de casos. Ainda, para provocar mais receio, o mesmo mosquito que transmite a dengue, o Aëdes aegypti, também é responsável pela transmissão de outras três doenças: o zika vírus, a febre amarela e a chikungunya. 

Muitos estudos seguem, em renomados laboratórios e centros de pesquisas em vários países, para identificar e criar soluções que possam erradicar o problema de maneira global, principalmente nos locais de maior incidência de casos como, por exemplo, em áreas tropicais e subtropicais – o que inclui o nosso país. Vale lembrar que as epidemias são fortes em períodos quentes – verão – e durante ou após períodos chuvosos. Então nada de descuidar do quintal e de locais onde há possibilidade de criadouro para o mosquito transmissor da dengue. 

Vacinação:
Conhecida como “Dengvaxia”, a vacina contra o vírus da dengue é produzida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur e é uma imunização recombinante tetravalente para os quatro sorotipos existentes da doença. Ainda não tem garantia de 100% de eficácia, mas ajuda a reduzir significativamente as chances de contaminação. Pode ser aplicada em pacientes de 9 anos a 45 anos, em três doses subcutâneas com intervalo de seis meses entre elas.




Onde encontrar: 
A vacina já é uma opção em muitas cidades brasileiras, porém, na rede privada – clínicas, laboratórios e hospitais. Até agora apenas o Estado do Paraná comprou 500 mil doses da vacina para distribuir nos postos de saúde de 30 cidades, que foram escolhidas por critérios técnicos e epidemiológicos. Segundo o Governo Federal, ainda não há previsão de quando será oferecido à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É importante dizer, também, que ainda não existem estudos sobre a vacina para imunização de outras doenças transmitidas pelo Aëdes aegypti - zika vírus, febre amarela e chikungunya. 

Efeitos colaterais da vacina: 
Como toda vacina, a imunização pode provocar reações comuns como, por exemplo, febre, reação no local e não apresenta efeitos adversos graves. 

Valor/Preço por dose:
O valor repassado para o consumidor final pode variar de um estabelecimento para outro. Portanto, é legal pesquisar antes. 

Cuidados:
Mesmo com a disponibilidade de uma vacina para minimizar possíveis epidemias, a prevenção é ainda a maior arma contra o mosquito que transmite a doença. É fundamental manter os mesmos cuidados já praticados antes, tais como: 

Manter a caixa d’água limpa e fechada 
Remover folhas e galhos de calhas para evitar acúmulo de água
Encher com areia os pratinhos de vasos 
Evitar guardar água em baldes e tonéis sem tampa apropriada
Para saber mais sobre sintomas e prevenção contra a dengue, acesse: http://www.dengue.org.br 



Quer receber dicas de saúde e bem-estar? 
Então cadastre-se no nosso site (http://pediatraonlinetirasuasduvidas.blogspot.com.br/) e curta a nossa página no Facebook - @pediatraonlietirasuasduvidas 

Sobre Dra. Priscila Zanotti Stagliorio
É médica pediatra há mais de dez anos, atua na zona norte de São Paulo, em consultório particular, no Pronto Socorro do Hospital São Camilo – unidade Santana, e na rede Dr. Consulta – unidades Tucuruvi e Santana. Em seu currículo possui diversas participações em congressos, cursos de especialização e atuações em prontos socorros, clinicas e ambulatórios médicos da grande São Paulo – Capital. Oferece curso personalizado para gestantes, com o objetivo de ajuda-las na mais importante missão de suas vidas: ser mãe. Para solicitar informações sobre o curso de gestante:  priscilazs@yahoo.com.br / pediatraonlinetirasuaduvida@gmail.com / contato@jcgcomunicacao.com - coloque no assunto a informação que deseja saber e ou solicitar. O consultório está localizado na Av. Leôncio de Magalhães, 395, Santana- SP / 11- 2977-8697. 


Colaboração textual: 
Agência Informação Escrita / Agência JCG Comunicação e MKT
Jornalista Carina Gonçalves
11-4113-6820 / contato@jcgcomunicacao.com